terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ocupem Wall Street ! Declaração de Princípios em português

Declaração de Princípios da ocupação da Cidade de Nova YorkDe: NYCGA, Declaração de Princípios da ocupação da Cidade de Nova York. Prioridade alta.Este documento foi aprovado pela Assembléia Geral de NYC datada de 29 de setembro de 2011
Em um momento no qual nos encontramos em conjunto para expressar um sentimento generalizado de injustiça, não devemos perder de vista o que nos uniu. Nós escrevemos estas palavras para todos aqueles que se sentem ofendidos pelos poderes corporativos do mundo saberem que também estamos a seu lado.
Como um único ser, juntos, estamos diante de uma realidade que o futuro da espécie humana depende da cooperação de seus membros, em que o nosso sistema deve proteger os nossos direitos e, se o sistema está corrompido, é nas mãos de indivíduos para proteger seus próprios direitos e os dos seus vizinhos, em que um governo democrático deriva sua competência legítima do seu povo, mas as empresas não pedem permissão para saquear a riqueza do povo ou da Terra, e no não pode ser uma verdadeira democracia, onde o processo depende do poder econômico. Apelamos a você em um momento em que as empresas que colocam o lucro acima das pessoas, seus próprios interesses à justiça, à igualdade e opressão são o que impulsionam nossos governos. Reunimo-nos aqui tranqüilamente, é nosso direito de conhecer estes fatos.
Corporações foram para as nossas casas através de processos de encerramento[de hipotecas]  ilegais, apesar de não ter a hipoteca original. Impunemente, ficaram com os resgates do contribuinte e ainda dando bônus exorbitantes para seus executivos.Elas vêm perpetuado a desigualdade e a discriminação no local de trabalho com base na idade, cor da pele, sexo, identidade de gênero e orientação sexual.Eles envenenaram os estoques de alimentos por sua negligência, e minaram o sistema agrícola através de monopolização.Se beneficiaram da prisão, tortura e tratamento cruel de muitos animais, e concordaram em esconder tais práticas.Elas têm constantemente procurado privar os trabalhadores dos seus direitos ao negociar um aumento ou condições de trabalho mais seguras.Os alunos têm se escravizado a dezenas de milhares de dólares em dívidas para uma educação, que é em si um direito fundamental dos seres humanos.Elas tem empregado sistematicamente o trabalho terceirizado onde a terceirização é usada como um meio de pressão para cortar benefícios de saúde e salários dos trabalhadores.Tem manipulado os tribunais para obterem os mesmos direitos que as pessoas sem lhes cair em cima qualquer culpa ou responsabilidade.Elas desperdiçaram milhões de dólares em equipes jurídicas para encontrar maneiras de se livrar dos contratos em face da cobertura dos seguros de saúde.Trocaram a nossa privacidade, como se fosse uma matéria-prima.Usaram forças militares e policiais para impedir a liberdade de imprensa. Deliberadamente se recusaram a recolher produtos defeituosos que vivem em perigo, só para seu próprio benefício.Estabelecem as políticas econômicas, apesar das falhas catastróficas que essas políticas têm produzido e continuam a produzir.Elas doaram grandes somas de dinheiro a políticos, que são responsáveis ​​de promulgar leis que as regulem.Continuam a bloquear formas alternativas de energia para manter-nos dependentes do petróleo.Continuam a bloquear os medicamentos genéricos que podem salvar vidas ou proporcionar uma ajuda útil, com a única intenção de proteger os seus investimentos que já produziram benefícios substanciais.Elas têm deliberadamente escondido derramamentos de óleo, acidentes, erros de contabilidade e ingredientes inativos, mas somente para seu próprio benefício.Elas mantiveram deliberadamente as pessoas desinformadas e com medo, através de seu controle dos meios de comunicação.Contratos privados têm sido realizados para acabar com a vida dos presos, mesmo quando foram apresentadas dúvidas legítimas sobre a culpabilidade deles.Elas perpetuam o colonialismo dentro e fora das nossas fronteiras. Elas participaram de torturas e assassinatos de civis inocentes no exterior.Continuar a criar armas de destruição em massa para ganhar contratos com o governo .*
Pessoas de todo o mundo:
Nós, da Assembléia Geral em Nova York, Wall Street ocupada em Liberty Square, queremo exortá-los a recuperar o seu poder.Exercer o seu direito de se reunir pacificamente para ocupar o espaço público, para criar um processo de gerenciar os problemas que enfrentamos, e para criar soluções acessíveis para todos.A todas as comunidades que agirem e formarem grupos inspirados pela democracia direta, oferecemos documentação de suporte, e todos os recursos que temos à nossa disposição.Juntem-se a nós para que a sua voz seja ouvida também!
* Esta lista de queixas não está fechada ou completa.

2 comentários:

  1. As corporações são formadas por pessoas. São pessoas que definem o que será feito "pelas" corporações. Só é possível mudar o comportamento corporativo quando conseguirmos mudar o comportamento dos indivíduos que estão à frente dessas corporações.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Elias , o problema é que os 1% sempre estão à frente das corporações e não os 99%. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir