Ontem (14/05/12) em uma das chamadas para aquelas matérias da UOL , vinha estampado : "Fiat Mille Fire é o mais econômico no Ranking do Imetro". E na chamada a foto do bendito FIAT. De cara a foto nos lembra um carro dos anos 80 mas espere aí , estamos em ? 2012. Isso mesmo , em 2012 o carro mais econômico é um carro desenvolvido lá pelo inicio dos anos 80 ( lançado em 1983, mais especificamente). Claro que nem tudo é o que parece e na mesma hora veio aquela sensação de algo estanho no ar. A matéria, disponível em http://carsale.uol.com.br/novosite/revista/noticias/materia.asp?idnoticia=9391 , não informa nada de extraordinário e ainda de quebra faz propaganda da FIAT pois se observarmos o principal dado da matéria, a tabela do IMETRO(http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2012.pdf) temos várias informações muito interessantes que simplesmente passaram digamos, desapercebidas. Novamente ficamos com aquela sensação de que esse lapso parece mais proposital que mero esquecimento. Parece novamente aquela velha história de que basta pagar para colocar uma matéria que está resolvido. A imprensa de um modo geral continua agindo e pensando da mesma forma que há décadas atrás e não atenta para o mundo em sua volta que está mudando. Essas matérias pagas já não funcionam tanto quanto antes e hoje com a melhoria do nível de educação do população,mesmo que pequena, e da compreensão das ferramentas informatizadas, qualquer pessoa já consegue ler e entender uma planilha. O que dizer do Uno mille 1.0 ? obsoleto,inseguro, sem ar, sem direção hidráulica, desconfortável ? Não, só sobrou uma característica : o mais barato e agora criaram outra : é o mais econômico. Mas o que é ser o mais econômico na verdade? Claro que um carro com motor 1.0 vai ser mais econômico que um carro com motor 1.4 simplesmente pelo fato de ter menos potência. Mas isso é economia ? Depende muito da situação caro amigo(a). O Mille é o mais econômico na categoria "Sub-compacto" que na verdade deveria se chamar "sub-carro" . É uma vergonha ainda estarmos produzindo esses lixos como se fossem a supra sumo da modernidade econômica. Em prol da "economia" produzimos carros fora dos padrões de segurança internacionais, sem ar, airbag, ABS, direção hidráulica e outros. Itens supérfluos ? Dirija em um engarrafamento as 13:00 no Rio, Salvador, Natal, Recife ou Fortaleza em Janeiro e você vai ver o que lhe parece supérfluo passa a ser gênero de primeira necessidade. Tenha as rodas da frente travada em uma freagem brusca, ou bata de frente com um carros desses que sua concepção vai certamente mudar. Tive o trabalho de fazer o que na minha infância chamávamos de colagem , pois o Imetro resolveu soltar a planilha em formato PDF , mas pela figura lá em baixo, já temos uma visão bem mais clara do que falo neste post, aproveite e tire suas prórpias conclusões . Separei todos os carros classificado como "A" , os mais econômicos em suas categorias e coloquei todos juntos. Voilá , duas belas surpresas : Honda Fit e Ford Fusion . Apesar do Honda Fit perder para o Mille no ciclo urbano por menos de 1KM (diferença ridícula) e um pouco mais (1,5Km) no ciclo rodoviário, olha a diferença de carro : Motor 1.4-16V com ar-condicionado ! ABS e Airbags. Agora meu caro leitor(a) me diga o que é melhor ? E o Ford Fusion ? 13,8 KM no ciclo urbano contra 12,7 da caixa de fósforo. Com um motor 2.5V-16V, Ar,transmissão continua e imensamente maior que o Fiat.No ciclo rodoviário as coisas se invertem (a nível de desempenho) mas esses detalhes não são sequer destacados na matéria da UOL. O que é isso pessoal ? Cade o jornalismo ? Quer fazer propaganda de fabricante , avisa logo no início : "Essa matéria tem o patrocínio de: FIAT" é mais honesto. Parabéns sim, para a Honda e para a Ford , mereciam melhor destaque e não o Mille. Esse sim, já deveria ter sido extinto há muito tempo. E sabe o que é pior ? Preço de um Honda FIT nos EUA (hoje) : US$ 15.325,00 . Preço de um Mille no Brasil : R$ 21.360,00 . Dá-lhe Brasil ! mas isso é assunto para outra postagem...
Tabela remontada do Imetro com todos os carros classificados como A em matéria de consumo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário