sábado, 18 de agosto de 2012

Ziraldo tem toda razão

     Um bom artista distinguem-se das pessoas comuns não somente pela capacidade criativa ou pela capacidade de enxergar além do visível mas também pela crítica perspicaz,construtiva, muitas vezes irônica, da sociedade onde se vive. Poderia ter várias criticas contra Ziraldo mas não poderia de deixar de admira-lo pelas palavras que disse na última bienal. Poderiam até ser suas últimas palavras, mas só por tentar desmascarar nossa atual sociedade, por tentar tirar o óculos cor-de-rosa com que vários "pedagogos", raça que já deveria ter sido extinta , pais e futurosos de plantão insistem em usar, Ziraldo já merece todo o nosso crédito como grande artista.
    "A família brasileira não lê. Nós temos a internet que pode ser a fonte da vida e do conhecimento, mas o computador é usado como brinquedo. Muitos pais não percebem, mas seus filhos se tornaram idiotas” . Perfeito Ziraldo , concordamos em gênero número e grau. Lendo os comentários sobre essa frase, percebi que não só os filhos estão se tornando idiotas , os pais também. Não conseguem nem entender uma simples crítica. Se Ziraldo tivesse dito: nós temos o martelo que é uma excelente ferramenta mas é usado como brinquedo, teríamos muito menos críticas.  O problema que Ziraldo ressalta não é o computador mas sim o que fazemos do mesmo. As pessoas pensam que estão lendo mais e ficando mais sábias por causa da tecnologia e quando alguém ataca essa lei, é severamente atacado. Mas a realidade é completamente oposta. O brasileiro, principalmente, acha que esta lendo mais por acessar mais o facebook , quando na verdade fica atrás de países como Argentina, Índia e etc. no quesito leitura de livros. 
      A leitura de um livro, volto a ressaltar, não tem somente a ver com o adquirir conhecimento; o que por si só já seria mais do que uma justificativa.Entretanto, tem algo muito mais profundo. Tem a capacidade de observação, de abstração, de percepção, de cognição. o que a torna a  verdadeira malhação cerebral. Ficar horas lendo meio textos, 140 caracteres, ideias desconexas, sem ritmo, sem profundidade, é pura divagação e isso nunca deu nem vai dar o que uma verdadeira leitura pode oferecer. Por isso, nosso filhos estão ficando idiotas sim e a tendência é ficar cada vez mais.
    Enquanto alunos no MIT estão aprendendo com parede de quadros, os nossos estão querendo parede de facebook . Claro que isso vai ter consequências  , aliás já está tendo. Enquanto não investirmos realmente em educação , não adianta de nada sermos o sexto maior PIB do mundo graças as nossas riquezas minerais. Voltaremos a ser a colonia que sempre fomos, somente um pouco mais moderninha e com alguns senhores de escravos a mais. Só podemos mudar isso com a educação , o que inclui leitura, muita leitura , muito esforço e dedicação. Talvez esse seja o problema. Pois sempre que dizemos esforço, muitos contestam e acham melhor a velha sombra e água fresca da teledramaturgia brasileira. Mesmo que esta velha sombra seja feita agora pela parede do facebook e  que água seja fresca porque está dentro do ar-condicionado. Obrigado Ziraldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário